PROPOSTA PEDAGÓGICA
Nossa proposta pedagógica está alicerçada na teoria sócio-interacionista, refletindo nossa crença de que o desenvolvimento dos estudantes é influenciado pela interação com o meio e com os outros. Nosso objetivo primordial é valorizar o que cada estudante já é capaz de fazer sozinho e estimulá-lo a desenvolver novas competências e habilidades.
Acreditamos que cada estudante é um protagonista ativo de sua própria aprendizagem e, por isso, o respeito às individualidades é a base de nossa prática educativa. Reconhecemos que não existe uma única forma de aprender e que cada metodologia traz contribuições valiosas. Do modelo tradicional, valorizamos a organização e o aprofundamento do conhecimento. De Montessori, incorporamos a autonomia e o respeito ao ritmo de cada criança. Do construtivismo, trazemos a importância da experimentação, da investigação e da construção ativa do saber. Da abordagem Reggio Emilia, inspiramo-nos na escuta atenta das crianças, na valorização de suas múltiplas linguagens e na criação de ambientes que convidam à exploração, à curiosidade e à expressão criativa, entendendo o ambiente como um verdadeiro terceiro educador. Das metodologias ativas e inovadoras, como o Maker e a socioemocional, adotamos o protagonismo, a criatividade e a resolução de problemas. Assim, integramos diferentes olhares pedagógicos em um percurso único, capaz de atender às múltiplas formas de aprender, promovendo uma educação viva, sensível e significativa.
Em nosso cotidiano, buscamos cultivar uma relação de respeito mútuo, em que os estudantes aprendem a lidar com as consequências de suas escolhas, compreendem limites e exercitam a responsabilidade. Não seguimos um modelo autoritário, que inibe, nem permissivo, que deixa sem direção. Optamos pelo equilíbrio, no qual firmeza e acolhimento caminham juntos, formando cidadãos mais autônomos, conscientes e responsáveis.
Na Educação Infantil, nosso foco está no desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais, motoras e cognitivas. O lúdico e a brincadeira são parte essencial de todas as atividades, que são cuidadosamente adaptadas a cada faixa etária. Por meio de experiências sensoriais, exploratórias e criativas, as crianças são estimuladas a aprender de maneira prazerosa, envolvente e significativa. Inspirados pela abordagem Reggio Emilia, compreendemos que o espaço fala, ensina e acolhe, por isso, construímos ambientes ricos, organizados e esteticamente convidativos, que favorecem a autonomia, a imaginação e a descoberta, reconhecendo a criança como potente, curiosa e protagonista de sua própria história.
Já no Ensino Fundamental, além dessas dimensões, buscamos fortalecer as múltiplas aprendizagens por meio de metodologias específicas, incentivando a autonomia, a criticidade e a cooperação. Nosso objetivo é preparar os estudantes para os desafios e oportunidades do futuro, garantindo que avancem com confiança, competência e consciência de seu papel no mundo.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
|---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() |











